Estratégia Digital

Dra. Cristina Yang

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Dra. Cristina Yang - Medicina Integrativa

Medicina e saúde

🧬 Cuidado integral para viver com muito mais saúde e energia
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👇🏻 Contato, Blog e Materiais Educativos

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personalidade da especialista

Acolhedora

Dra. Cristina Yang tem habilidade para ouvir as queixas dos pacientes e entender o que cada um está passando, para que possa formular as melhores diretrizes que os ajudem a superar os seus problemas e as suas relações com a própria saúde.

DIDÁTICA

Busca apresentar informações valiosas através de seu conteúdo, trazendo tópicos que façam a diferença na vida das pessoas que acompanham os canais digitais. Aproxima o conteúdo científico do público leigo através de uma linguagem clara e acessível.

ÉTICA

Possui valores e princípios muito sólidos em relação à sua conduta profissional, para obter os melhores resultados para seus pacientes e melhora significativa na qualidade de vida deles, sempre com muita transparência e diálogo.

 

ACESSÍVEL

Sempre está a disposição para oferecer uma experiência agradável para as pessoas que entram em contato com ela, seja para tirar dúvidas nos posts ou perguntar informações sobre as consultas no direct. A comunicação da Dra. Cristina busca fortalecer essa proximidade com o público, numa relação horizontal, o que pode ser um dos maiores diferenciais dela.

Comunicadora

Dra. Cristina Yang se comunica de forma muito clara, facilitando o entendimento do receptor. Seu tom de voz transmite acolhimento. Esse acolhimento e cuidado com as palavras deve ser levado ao conteúdo escrito também, para que a audiência sinta que é a própria Dra. Cristina quem está falando diretamente com ela.

análise da concorrência digital

Link Instagram: https://www.instagram.com/drpedroandrade/

Dr. Pedro Andrade, de São Paulo/SP, é especialista em Medicina Funcional. Referência na prevenção de doenças através de um olhar integrativo e multidisciplinar. Apesar de não estar presente em canais digitais além do Instagram, a atuação dele nessa rede merece nossa análise para absorvermos os aspectos que estão dando resultados nas métricas dele, principalmente os que dizem respeito ao engajamento do público.

  • Audiência significativa no Instagram, com ótimo engajamento dos conteúdos. Isso se dá pela forma que ele contextualiza os posts, sempre trazendo algum aspecto pessoal/storytelling além do caráter informativo.
  • Possui linhas editoriais e frequência de publicações bem definida, separadas em: post carrossel de conteúdo, vídeo de conteúdo e fotos do cotidiano contextualizadas para explicar algo sobre saúde.
  • É bastante ativo nos stories, mostra bastante o cotidiano (sempre tentando contextualizar com saúde e longevidade), e raramente fica um dia sem postar e trazer algo relevante para a audiência, nem que seja prints e textos comentando artigos científicos que ele lê.
  • A forma com que os textos são escritos, de forma didática e muitas vezes bem humorada, contribui para a retenção e participação do público no conteúdo através dos comentários
  • Costuma mostrar bastante os ambientes da clínica nos Stories. As pessoas que acompanham (mesmo as que não são pacientes) já conhecem e estão familiarizadas com o ambiente de trabalho dele.
  • Não possui iscas digitais, apesar de comentar recentemente que pensa em lançar um infoproduto em 2022

O que podemos nos inspirar em relação ao conteúdo dele: a forma com que ele contextualiza os temas com os aspectos presentes no cotidiano, tornando o conteúdo mais “digerível” pelo público leigo, que são as personas dele.

Link Instagram: https://www.instagram.com/dramarynalandimborges/

Link YouTube: https://www.youtube.com/c/DraMarynaLandimBorges/featured

Link Site: https://dramarynalandim.com.br

Dra. Maryna obteve um crescimento significativo nos canais digitais nos últimos anos, graças à uma Estratégia de Conteúdo bem estruturada e voltada ao seu objetivo de lançar um curso online: Cura Sem Medicamentos. Incluímos ela nessa análise pois sua abordagem é bem similar à que a Dra. Heloize exerce na medicina, e também para analisar os pontos que fazem a sua relevância no meio digital como uma médica integrativa ser cada vez maior.

  • Possui uma audiência e engajamento significativos no Instagram, que é seu principal canal digital.
  • Destaque para os Reels, onde ela performa muito bom em relação às métricas. Ela soube “pegar a onda” da ferramenta assim que foi disponibilizada, e está colhendo frutos até hoje, não só no engajamento, como também em vendas para o seu curso.
  • Canal do YouTube possui bastante inscritos e vários videos publicados, além de manter uma frequência de publicação e um cuidado com a produção dos materiais audiovisuais. Destaque para a forma que ela recicla os conteúdos do YouTube nos outros canais digitais, otimizando o seu calendário editorial.
  • Aparência dos posts do Instagram é agradável e nem um pouco comercial, aproximando o público e expressando os valores estéticos da personalidade da Dra.
  • Linhas editoriais bem definidas, bem como a frequência de posts, tanto no feed quanto nos stories
  • Site profissional dinâmico e com bastante conteúdo informativo através do Blog. Conteúdo este que é diferente e mais aprofundado do que nos outros canais digitais
  • Conteúdos pessoais bem contextualizados. Assim como no exemplo anterior, do Dr. Pedro, a Dra. Maryna consegue trazer uma narrativa pessoal aos conteúdos informativos, prendendo a atenção da audiência e tornando os conteúdos muito mais didáticos
  • Possui iscas digitais (E-books) já lançados, tendo um canal de captação de leads poderoso
  • Promove distribuição de conteúdo informativo através de tráfego pago, atraindo novos seguidores que se identificam com a abordagem dela
  • Possui um infoproduto chamado Cura Sem Medicamentos

O que podemos nos inspirar em relação ao conteúdo dela: em como os canais digitais estão conectados e se misturam para criar uma experiência de conteúdo imersiva para as pessoas que a acompanham, trazendo informações de valor em todas as etapas do funil de conteúdo

Link Instagram: https://www.instagram.com/theowebertmt/

Link Site: https://www.theowebert.com.br

Dr. Theo possui uma audiência gigante e notoriedade midiática significativa. Incluímos ele nessa análise por conta do viés estético de seu conteúdo, que é muito bem planejado junto com as linhas editoriais. Bem como a organização de cada aspecto de seu perfil, da bio até os textos dos posts, trazendo uma aura de profissionalismo e acolhimento.

  • Possui uma audiência e engajamento significativos no Instagram, com destaque para a distribuição do conteúdo ao longo dos dias, que equilibra de forma notável os posts pessoais e profissionais.
  • Viés estético do perfil é muito bem cuidado. No visual, todos os posts conversam entre sim, sem exageros e poluição visual.
  • Conteúdos incríveis no Instagram, com posts muito bem explicados e trazendo perspectivas diferentes do que são comumente encontradas em perfis de médicos tradicionais. Além disso, a linguagem é muito bem conduzida, facilitando a compreensão pelo público leigo.
  • Site muito bem desenvolvido, fácil de navegar e com informações bem claras, contribuindo para uma ótima experiência do usuário
  • Executa um equilíbrio bem interessante entre posts estáticos e videos
  • Não possui iscas digitais e nem executa ações estratégicas de inbound marketing

O que podemos nos inspirar em relação ao conteúdo dele: o cuidado em relação à estética (além da qualidade dos temas) é determinante para a diferenciação do profissional no mercado, dentre tantos profissionais da área da saúde que produzem conteúdo. Ele conseguiu desenvolver uma identidade marcante para os posts, tornando-os extreamente reconhecíveis.

Link Instagram: https://www.instagram.com/dritalorachid/

Link Facebook: https://www.facebook.com/italo.rachid/

Link YouTube: https://www.youtube.com/c/DrÍtaloRachid

Link Site: https://longevidadesaudavel.com.br/italo-rachid/

  • Dr. Ítalo, por ser uma referência precursora no assunto Longevidade no Brasil, possui uma audiência e engajamento gigantescos nas redes sociais, bem dividida entre público leigo e profissionais da área da saúde.
  • Possui uma identidade visual bem definida nos conteúdos em seus canais digitais, bem como o uso estratégico das ferramentas que esses canais oferecem, ajudando no seu posicionamento nessas plataformas.
  • Não possui site profissional próprio – seu Blog e materiais educativos são vinculados ao site da Longevidade Saudável, grupo que é diretor.
  • Possui vários cursos e treinamentos voltados à profissionais da área da saúde, focados em fisiologia e hormonologia clínica.
  • Apesar do cuidado imenso com as características visuais do conteúdo, o elemento “vida real” não está muito presente (principalmente nos Stories).
  • Produz muitos conteúdos em videos (YouTube, Instagram Videos e Lives), ajudando na variedade de formatos de conteúdos.
  • Possui apenas 1 E-book para captação de leads para seus cursos.

O que podemos nos inspirar em relação ao conteúdo dele: a forma que ele se utiliza de todas as ferramentas dos canais digitais em que está presente, otimizando o consumo de conteúdo por parte da audiência e facilitando a chegada de novos seguidores para acompanhar os assuntos abordados.

Link Instagram: https://www.instagram.com/drvictorsorrentino/

Link Facebook: https://www.facebook.com/victorsorrentino

Link YouTube: https://www.youtube.com/c/VictorSorrentino

Link Site: https://vidaesaudesorrentino.com.br

  • Possui audiência e engajamento gigantes, majoritariamente concentrados no Instagram
  • Identidade dos posts possui uma linha conceitual estruturada. Porém, o conteúdo não se prende a apenas um formato. Vemos uma distribuição equilibrada entre cards de conteúdo, fotos pessoais contextualizadas e prints de artigos científicos.
  • Produz bastante conteúdo em video, tanto no Reels quanto no IGTV, e possui uma ótima frequência de produção de conteúdo nos Stories.
  • Tem uma comunicação bem técnica-cientifica, mas sempre tentando abordar de forma simplificada, atraindo tanto profissionais da saúde quanto o público leigo
  • Canal do YouTube bem posicionado e com uma ótima frequência de publicação de conteúdos
  • Possui uma ampla variedade de materiais educativos (e-books) para captação de leads
  • Possui um infoproduto de recorrência (Vida e Saúde) bem posicionado a nível nacional, sendo um dos maiores da categoria.
  • É referência nacional em saúde com embasamento científico, sendo um dos médicos com a maior audiência do Brasil.
  • Apesar do grande público que o acompanha, as linhas editoriais de conteúdo são muito amplas, acaba falando sobre tudo um pouco (mas o tamanho da audiência e o posicionamento crescente dele ao longo do tempo permite isso – o que não é uma boa estratégia para quem tem um público menor, por exemplo)
  • Por conta de posicionamentos políticos constantes além do conteúdo sobre saúde, acaba entrando em pautas polêmicas e sofrendo ataques

O que podemos nos inspirar em relação ao conteúdo dele: ter uma variedade de materiais educativos / iscas para captação de leads é determinante para trazer potenciais compradores dos infoprodutos que iremos oferecer

Link Instagram: https://www.instagram.com/drlairribeiro/

Link Facebook: https://www.facebook.com/lairribeirooficial/

Link YouTube: https://www.youtube.com/c/DrLairRibeiroOficiall

Site: https://lairribeiro.com.br

  • Possui audiência e engajamento gigantes, bem distribuídos em todos os canais digitais em que está presente.
  • Público majoritariamente leigo, mas com uma quantidade bem significativa de profissionais interessados em cursos e pós-graduação.
  • Possui uma das mais conhecidas pós-graduações em saúde preventiva no Brasil.
  • Se comunica de forma clara e objetiva com a audiência, conseguindo tornar o conteúdo super acessível para o público leigo, por exemplo. Daí que vem grande parte da sua popularidade
  • Produz bastante material em vídeo
  • Canal do YouTube com alcance gigantesco e SEO muito bem estruturado – quase sempre está no topo dos mecanismos de busca pelas keywords referentes ao nicho. Apesar disso, não possui uma frequência definida de publicação na plataforma.
  • Infoprodutos e livros muito bem divulgados, contextualizando com o conteúdo orgânico
  • Aspecto visual das publicações deixa bastante a desejar, muitas vezes com uma aparência bem comercial, além do uso constante da mesma foto do Dr. Lair Ribeiro na confecção da grande maioria das fotos, dando uma ideia de mesmice. Pode funcionar muito bem para popularizar com o grande público leigo, porém pode acabar afastando o profissional da saúde que espera um pouco mais de organização, cuidado com a estética e organização dos conteúdos.
  • Possui materiais para captação de leads (E-books e aulas gratuitas), voltados ao público leigo.
  • Linhas editoriais não são muito claras. A maior parte do conteúdo parece ser produzido através de “recortes” de materiais maiores que foram reaproveitados.

O que podemos nos inspirar no conteúdo dele: observando o feed do instagram dele, percebemos o quão importantes são os elementos visuais bem alinhados e executados (o que não acontece nesse caso)

Objetivos do projeto

DNA DO PROJETO

Posicionamento único

Uma das maiores referências do Brasil em medicina integrativa e performance humana.

Proposta única de valor

Aborda conteúdos valiosos sobre medicina integrativa, trazendo a disposição como um elemento determinante na busca pela performance e qualidade de vida.

Maior transformação que o conteúdo entrega

Apresenta para a audiência ferramentas de mudanças no estilo de vida para vencer a indisposição e a fadiga, sendo esta intimamente relacionada à adesão de hábitos saudáveis por parte do indivíduo, influenciando os aspectos fisiológicos que possibilitam uma longevidade saudável.

Big Idea do conteúdo

Viver bem é viver com mais energia

Ideias Secundárias

– Fadiga e disposição

– Suplementação

– Saúde mental

– Motivação

Pontos Fortes da ESPECIALISTA

– Conhecimento no nicho: Dra. Cristina Yang possui muita bagagem de conteúdo para agregar nas discussões com a audiência nos assuntos propostos, e ajudar seu público a conquistar uma saúde melhor

– Oportunidade de nichar o conteúdo, colocando a saúde e longevidade no contexto da fadiga, que é uma queixa muito presente na rotina dos brasileiros, e que pode agregar um público que se sinta contemplado pelos assuntos propostos.

– Potencial educador muito forte na especialista. Vamos expandir esse aspecto, trazendo formas diversas do conteúdo ser abordado em seus canais digitais e gerando conexão com as pessoas que a acompanham, abrindo a possibilidade até mesmo para o desenvolvimento de um infoproduto no futuro.

Desafios do projeto

– Audiência e engajamento ainda são bem limitados. Por isso, devemos trabalhar em expandir a audiência dela em todos os canais de interesse, para favorecer o seu crescimento de forma orgânica

– Trazer um olhar diferenciado aos assuntos que já vêm sendo discutidos (mas de outras formas) por profissionais da medicina integrativa. Levantar a bandeira do combate à fadiga e mostrar o seu ponto de vista sobre os temas será importantíssimo na jornada do posicionamento digital da Dra. Cristina.

personas do projeto

Estratégia de conteúdo

linhas editoriais

Assuntos relacionados à fadiga física, mental e emocional, entregando informações de valor e mostrando às pessoas como ter uma vida com mais energia e disposição para buscar saúde em todos os sentidos. Como vencer os diversos tipos de fadigas que podem nos acometer? O que as causam? Aqui, iremos explorar esse tópico, buscando causar identificação das pessoas com os conteúdos, fortalecendo o relacionamento com elas, possibilitando o engajamento e sua entrada no funil de conteúdo da Dra. Cristina

Nessa linha editorial, vamos buscar mostrar para a audiência como a suplementação está inserida no contexto da medicina integrativa. Quais os tipos de suplementação? Quais os principais nutrientes que devem ser levados em consideração para os diversos tipos de quadros clínicos? Aqui, iremos mostrar às pessoas como a suplementação pode ser poderosa (em muitos casos, mais que medicamentos) na prevenção e tratamento de doenças, na manutenção da saúde no geral. Além disso, aqui cabe conteúdos referentes a substâncias que podem ser encontradas de forma natural em alimentos do dia a dia.

Não dá pra falar sobre saúde e bem-estar humano isolando os aspectos mentais e emocionais de todos os processos que acontecem no organismo. Nessa linha editorial, abordaremos as implicações fisiológicas que a mente pode proporcionar ao corpo, tanto para a saúde quanto para a doença. Aqui discutiremos temas como ansiedade, stress e depressão, por exemplo, na ótica da medicina integrativa.

Assuntos relacionados à longevidade humana e medicina preventiva. Como viver mais e de forma saudável? Dicas, novidades científicas, curiosidades e doses de informação que farão as pessoas ficarem mais conscientes do que precisam fazer no dia a dia para se manterem saudáveis por muitos e muitos anos.

Conteúdos relacionando o emagrecimento com os diversos aspectos do estilo de vida, dinâmica hormonal, alimentação, suplementação, stress e saúde mental. Assuntos sobre a dinâmica do sobrepeso e como evitá-lo/superá-lo

Curadoria de frases escolhidas pela Dra. Heloize e comentadas por ela, trazendo para algum aspecto contemporâneo sobre saude e qualidade de vida para iniciar a semana, e que possam inspirar e motivar as pessoas que acompanham a Dra.

OPÇÃO DE INFOPRODUTO

CURSO ONLINE para pessoas que desejam vencer a fadiga e terem mais disposição no dia a dia

IDEIAS:

OPÇÃO DE INFOPRODUTO

DESAFIO 21 DIAS CONTRA A FADIGA

IDEIAS: